Notebooks sobre o colo causa câncer

0
225
Compartilhe

Utilizar notebooks sobre o colo pode causar câncer nos testículos.

“Usar um laptop sobre as pernas causam um aumento significativo no risco de desenvolver tumor nos testículos”, segundo o Instituto de Pesquisa do Câncer no Reino Unido.

De acordo com os autores, essa é a maior pesquisa a respeito da relação do uso de computadores portáteis com um tipo de tumor que se desenvolve nas gônadas, podendo causar infertilidade.

Anthony Swerdlow, professor e pesquisador-chefe do Instituto de Pesquisa do Câncer, afirmou que os resultados mostram que há riscos em usar o computador próximo do colo ou barriga por tempo prolongado, por causa da radiação emitida pela bateria e pelos outros aparatos eletrônicos presentes no pc.

O estudo envolveu 3.553 pessoas saudáveis. Foram feitas perguntas sobre os hábitos de uso do computador, incluindo freqüência, tempo de uso diário e capacidade da bateria. As baterias de maior capacidade são as que mais emitem radiação.

Além disso, outros questões também foram analisadas, como a pré-disposição familiar para desenvolvimento de doenças ontológicas.

O resultado do estudo vai ao encontro de outras descobertas recentes, mas, como pesquisas de longo-prazo são recomendáveis, a polêmica a respeito dos riscos dos laptops para a saúde ainda não será encerrada.

Publicado nesta terça-feira (10/07), no Jornal Britânico do Câncer, o estudo foi conduzido no Reino Unido, Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia.

Compartilhe